quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Giuseppe Arcimboldo


Muitas pessoas já viram os famosos quadros com retratos de pessoas com suas feições formadas por frutas e flores, certo? O quadro acima chama-se Vertumnus, retrato de Rodolfo II e foi pintado em 1590, há incríveis 424 anos por Giuseppe Arcimboldo (Milão 1527 - 1599).

Para quem conhece um pouco de história da arte sabe que a imagem não se encaixa com a época. Apenas no final do século 19 com as Vanguardas Europeias que as artes foram desconstruídas e recriadas. A pintura deixava de decorar casas, segundo Picasso, e virava uma arma. Uma arma subversiva, de ideias... é claro.

Arcimboldo fez parte do maneirismo, corrente artística que explorava temas espirituais e ligados à religiosidade católica, como vemos em El Grecco e Tintoretto, dois outros expoentes maneiristas. O italiano, no entanto, buscava referencia no ocultismo e as religiões pagãs europeias criando retratos antropomorfos nos quais faces humanas são sugeridas pela representação dos relevos, árvores, pedras, frutas, flores e vegetais, criando uma obra original e bem a frente de seu tempo.






Um comentário:

  1. Amor, só lembro de ter visto em algum lugar do passado estudantil o primeiro quadro...Mas estou encantada pelo segundo! Todos são surpreendentes, na verdade. "O bibliotecário" ganha disparado na minha humilde opinião.
    Adorei! E as explicações particulares foram um show à parte!

    Beijos, meu lindo!

    ResponderExcluir